segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Secretaria inicia levantamento de infestação da dengue em Manaus

MANAUS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, nesta segunda-feira (10), o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2011. Ao todo, 300 agentes de endemias saíram às ruas de Manaus na Operação Impacto de Combate à Dengue, executada desde o dia 14 de dezembro.

Com os dados do levantamento, a Secretaria disse querer identificar as áreas da cidade com maior presença de larvas do mosquito da dengue. A coleta de dados é amostral e será realizada em 20% dos imóveis da cidade, correspondente a 117.912 domicílios. A conclusão do levantamento está prevista para o dia 21 deste mês.

Para o secretário da Saúde da capital, Francisco Deodato, os resultados do LIRAa podem ajudar o órgão a redirecionar as ações de saúde, inclusive em termos geográficos. Deodato disse ainda não descartar uma pequena elevação do Índice de Infestação Predial (IIP) por larvas do mosquito da dengue, em relação ao último indicador, divulgado em outubro. “Como estamos em pleno período chuvoso, é possível”, comentou.

Dengue tipo 4

O secretário relembrou nesta segunda-feira que, no início deste mês, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de dengue do tipo 4 em Manaus. Deodato garantiu que as ações estão redobradas para evitar uma epidemia, principalmente por não haver imunidade contra esse sorotipo da doença. “Como a população está suscetível ao dengue tipo 4, precisamos redobrar os cuidados, para manter a cidade livre de uma epidemia”, disse.

Operação

Segundo o órgão, desde o início da campanha, as equipes já visitaram 43.132 domicílios no trabalho de identificação e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença. Os trabalhos serão estendidos até março, com meda de visitas a 392.882 imóveis da capital. Ao todo, 3,2 mil agentes e militares, que atuam nas ações de campo.

Para obter mais informações ou denunciar a proliferação do mosquito transmissor da doença, a Secretaria criou o Disk-Dengue (0800-280-8-280). As denúncias serão encaminhadas às áreas de vigilância epidemiológica, que enviarão equipes ao local para averiguação e adoção das medidas necessárias, o que pode incluir a notificação do proprietário do imóvel. (IP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário